Logo

: ARTISTAS :

 

Logo


 

Os lisboetas Uni_Form começaram a tocar em 2006, juntando David Francisco no baixo e o seu irmão, Nuno, na bateria. Colocaram um anúncio na internet e foi então que Billy entrou para o grupo, acabando por tomar conta da guitarra e também dos vocais. Com o trio reunido, começaram a criar um som próprio, assumidamente post punk, algo 80's e indie rock, tendo por influência bandas como Joy Division, Interpol, Foals, White Lies, Editors, Pixies, Bauhaus, The Killers, David Bowie e muito, muito mais.


Os seus ensaios e criatividade - e a entrada de The Code para mais uma guitarra - deram-lhes lugar para concertos em algumas pequenas salas do país, e o primeiro EP é lançado em 2008, tendo como single 'Roll'. Criando canções bem estruturadas e que transparecem emoções tanto calmas quanto revoltadas, os Uni_Form rapidamente recebem a boa aceitação do público e da crítica.


Em 2009, regressam a estúdio com a formação inicial (apenas David, Nuno e Billy) a fim de preparar o seu primeiro registo discográfico - «Mirrors» - que viria a sair em Maio de 2010, em 1000 exemplares, masterizado por Pedro Lourenço (a.k.a Women in Panic, criador da Licked Records) e sob a chancela da distribuidora Compact Records. A gravação do álbum contou ainda com o apoio da Produtora Moopie, que gravou o vídeo de 'Shadows', e de Rita Carmo, que fez o registo fotográfico da banda.


Assumindo influências, e bebendo delas muito do ritmo e das sensações, acrescentam às suas músicas diversos efeitos e sintetizadores e concluem 14 faixas que se dividem num espectro multicolorido, que balança entre o brilhante e o opaco, mas que se pinta sobretudo de negro, a «cor que nos lembramos de ver revestir alguma da melhor música que os anos 80 nos deram», de acordo com o que diz David Francisco.


Espraiando-se entre as várias tonalidades da escuridão, o álbum «Mirrors»- do qual foi extraído o single 'Shadows' - captou a atenção dos meios de comunicação nacionais e internacionais (estando já inserido na playlist do mítico club Razzmatazz, em Barcelona) e roda tanto nas rádios como na televisão, com vídeos realizados por vários realizadores de renome do panorama nacional. O disco está também a ser apresentado ao vivo por todo o país com o convidado Fake Plastic Bastard nos sintetizadores.

 

Obter o Flash agora!

Para poderes ouvir ou visualizar este comentário deves actualizar a tua versão do Flash.

 

 

Imprensa:


«Estamos assim perante um disco, que (...) nos cativa mesmo assim, de uma tal forma que é impossível não ficarmos agarrados a ele. E isto é declaradamente bom, porque sabemos, que o acto de criação, vem de dentro com suor e amor. Por isso deixem estes espelhos a brilhar para poderem reflectir em nós a imagem de um grupo que sabe vestir o uniforme certeiro para fazer a festa.» - Nuno Ávila


«Uma escuridão que deixa a espaços brotar pequenos raios de luz de todas as cores – esperançosa luminosidade. É uma escuridão diferente aquela que envolve os Uni_form nos dias normais. Já o era mas agora tem tonalidades diferentes, mais favorecidas, facilmente sentidas na pele após a audição do novo álbum "Mirrors". Sentidas. Mais esclarecidos, ainda que sem ignorar aquela cinzenta influência britânica, a música dos Uni_form está pronta.» - A Trompa


Mais em:
MTV
Antena 3
Blitz
Expresso
Supajam
When the Music's Over



Download e pré-escuta do álbum em Amazon e em CD Go

(brevemente também em: iTunes UK/European Union, iTunes U.S., iTunes Australia/N.Z., iTunes Canada, iTunes Japan, iTunes Mexico, IMVU, MySpace Music, Zune, Thumbplay, Napster, Shockhound, Amie Street, LimeWire Store, Nokia, eMusic.)